Curso de Introdução à Justiça Restaurativa em SP, 2017 – INSCRIÇÕES PRORROGADAS

2017 -CURSO DE INTRODUÇÃO À JUSTIÇA RESTAURATIVA, com Monica Mumme em SP

Uma certeza tem orientado o fazer do Laboratório de Convivência: trabalhar com a Justiça Restaurativa tema tão nobre, é preciso calma, um processo artesanal, bem planejado, flexível às realidades e às demandas locais e, principalmente, envolvendo as pessoas e acolhendo suas necessidades para que este fazer seja legítimo e transformador.

Sustentar isto diante de um mundo que exige resultados e velocidade é um dos princípios do Laboratório. Onde não há tempo para o ser humano, as violências se perpetuam e passam sem serem percebidas. Os sistemas que oprimem e violam são, por vezes, sutis e engessam as mudanças.

Desejamos uma Justiça Restaurativa que esteja a serviço de reflexões profundas. Temos visto que isto se dá em 1o lugar naquele que aceita o ousado convite de se visitar e compreender como constrói a paz dentro de si. E neste lugar desvela suas violências e a potência de curá-la no exercício constante de um novo repertório relacional.

O que buscamos na forma de implementar a Justiça Restaurativa é contribuir para um sistema de convivência onde a Justiça se funda na união dos sentimentos e das necessidades. E neste entrelace ir além das contradições humanas e os rótulos que vem juntos para um aprendizado criativo e que opera transformações que combinem com a evolução tão necessária de todos nós.

Desenvolvimento da Proposta

Formação com o foco no desenvolvimento da convivência justa e humanizada

Serão realizados 05 Módulos, 1x por mês, com duração de 16h cada, totalizando 80 horas de formação, com entrega de certificado.

O curso tem como objetivo:

– Possibilitar aos participantes da Formação acessem informações que contribuam com a compreensão sobre Justiça Restaurativa, ampliando seu conhecimento acerca destes temas e construindo outros entendimentos sobre as relações pessoais, institucionais e sociais.

– Contribuir para que cada integrante possa revisitar suas crenças e teorias sobre

conflito e violência, possibilitando que percebam o papel do cidadão na construção da Paz e, fundamentalmente, na implementação de uma lógica de convivência diversa da atual.

– Apresentar outras maneiras de se resolver conflitos, buscando no procedimento restaurativo respostas efetivas para se estabelecer um novo paradigma que está pautado nos direitos humanos fundamentais e na lógica da inclusão, pacificação e harmonização das relações pessoais e institucionais.

1o módulo – 16 horas – “Construindo Relações”

• Pertencimento, autonomia e competência: elementos para uma cultura de responsabilidade.
  • Mudanças individuais: outro paradigma na construção da convivência

2º módulo – 16 horas- Diálogos com os princípios da Justiça Restaurativa

• Histórico;
  • Elementos teóricos que contribuem para as definições da Justiça Restaurativa;
  • Sistema de convivência à luz dos princípios e valores da Justiça Restaurativa.

3º módulo – 16 horas – Os Círculos de Construção de Paz e suas possibilidades

• Princípios e valores;
  • Tipos de círculos de Construção de Paz;
  • Etapas do procedimento.

4º módulo – 16 horas – Despertando o guardião que cada um de nós tem

• Papel do Guardião no Circulo de Construção de Paz;
  • Habilidades e competências: no centro o ser humano e sua humanidade.

5º módulo – 16 horas – Implementação – praticando diálogos sociais

• Cultura de Paz: sua importância no contexto da Justiça Restaurativa;
  • Aplicações nas dinâmicas institucionais;
  • Fluxo e Rede de Garantias de Direitos: Interinstitucionalidade
  • Polo Irradiador: metodologia de Expansão da Justiça Restaurativa

Resultados esperados

– Pessoas formadas nos conteúdos introdutórios apresentados, com conhecimento básico em teorias relacionadas à Justiça Restaurativa, bem como aptos a mapear situações de conflito e violência dentro do sistema de convivência e sensibilizar os envolvidos nos princípios da Justiça Restaurativa, desenvolvendo com isso determinadas práticas restaurativas.

Avaliação

Os processos implementados serão avaliados sistematicamente, utilizando ferramentas e técnicas para ouvir as pessoas envolvidas, possibilitando, sempre que necessário, as adequações às atividades em curso.

São Paulo, datas dos Módulos:
I Módulo – 04 e 05 de Fevereiro
II Módulo – 25 e 26 de Março
III Módulo – 29 e 30 de Abril
IV Módulo – 20 e 21 de Maio
V Módulo – 24 e 25 de Junho

Horário:

Sábados: 9h às 18h

Domingos: 9h às 18h
Local:  Casa do Desenvolvimento Humano Contemporâneo
Rua Rodrigo Lobato, 76 –  Vila Anglo
Próximo ao metro Vila Madalena.

1. a) R$ 2.080,00 à vista; ou
  2. b) R$ 2.250,00 em 5 parcelas, sendo:

–  1ª parcela de R$ 450,00: depósito identificado até o dia 25 de Janeiro de 2017.
–  2ª parcela de R$ 450,00: cheque pré-datado para 25 de Fevereiro
–  3ª parcela de R$ 450,00: cheque pré-datado para 25 de Março

–  4ª parcela de R$ 450,00: cheque pré-datado para 25 de Abril

–  5ª parcela de R$ 450,00: cheque pré-datado para 25 de Maio

Obs 1) O comprovante da primeira parcela deverá ser encaminhado para esse mesmo email e os cheques pré-datados entregues no primeiro dia do Curso.

Obs 2) Após a confirmação de participação, encaminharemos uma ficha para que possa preencher e, com isso, darmos início a nossa aproximação

Obs 3) Dados para o depósito identificado:

Monica Maria Ribeiro Mumme

Banco do Brasil