Monica Mumme
A Diretora do Laboratório de Convivência atua há 22 anos como consultora na construção de projetos, programas e políticas públicas com o objetivo principal de criar processos formativos, baseados na reflexão e no desenvolvimento de competências e habilidades humanas, e em mudanças de paradigmas.
Desenvolve ações e projetos relacionados à convivência e à prevenção, resolução e transformação de conflitos e violências, na busca por consolidar e fortalecer o diálogo e ambientes relacionais mais justos, com enfoque na construção de uma cultura corresponsável, colaborativa e dialógica.
-
Psicóloga.
-
Analista, avaliadora e coordenadora de projetos sociais.
-
Consultora e formadora em Justiça Restaurativa e procedimentos restaurativos.
-
Autora de diversos artigos e publicações sobre Justiça Restaurativa.
-
Palestrante.
-
Idealizadora da metodologia do Polo Irradiador para expansão da Justiça Restaurativa no Estado de São Paulo e de Santa Catarina.
-
Integrante da comissão de elaboração da resolução 225/2016 do CNJ.
-
Responsável pela implementação de políticas públicas em Justiça Restaurativa, por meio dos Sistemas de Justiça e ou Educação, atuando como idealizadora, consultora e formadora nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rondônia, Pernambuco e Rio de Janeiro.
-
Autora do Curso à distância para Professores Mediadores e Comunitários – Programa Sistema de Proteção Escolar da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.
-
Consultora e capacitadora em Facilitação de Mudanças Educacionais, especialista na metodologia de construção participativa, princípio básico de intervenção nos espaços públicos e privados.
-
Guardiã (facilitadora) de Círculos de Construção de Paz e realizadora constante da prática restaurativa e de seus procedimentos em distintos espaços de convivência.