Relatório da prática do Círculo de Diálogo.
1- Facilitadora: Josefa Dutra.
Co- facilitadoras: Ariane Amoras e Luciene Ferreira.
2- Data de ocorrência do círculo: 15/04/2024.
3- Horário: 8 horas às 11 horas.
4- Local: E. E. E.F.M. Santana Marques.
5- Síntese do caso: Conflito e falta de comunicação entre os coordenadores pedagógicos, professores e a direção da unidade de ensino. Fator que dificulta a execução de trabalho em equipe.
6- Partes envolvidas diretamente: Coordenadores pedagógicos, direção, vice-direção e professores.
7- Participantes do círculo: Coordenadora pedagógica, diretor da escola e vice-diretora, professores, psicóloga da escola e psicóloga da 9ª Diretoria Regional de Educação.
8- Número de participantes: 13 pessoas contando com as facilitadoras.
9- Síntese da execução do círculo:
Inicialmente foi dado material para que cada participante fizesse o seu crachá contendo o nome pelo qual gosta de ser chamado.
Após a confecção dos crachás foi perguntado se algum dos participantes conheciam a respeito do círculo de diálogo e justiça restaurativa e abordado de forma sucinta acerca do tema.
Ao perceber o movimento do grupo que parecia estar agitado, a facilitadora Josefa Dutra utilizou duas técnicas de relaxamento, sendo uma delas a de respiração diafragmática.
Foi explicado a respeito do tapete e dos itens postos sobre ele que foram: livros, um vaso com planta, uma girafa feite de crochê símbolo da comunicação não violenta. E, ainda, sobre o objeto da fala e como o círculo seria conduzido, ou seja, cada participante teria o seu momento de fala, a partir de quando estivesse com o objeto em suas mãos.
Realizou-se a leitura de um poema cujo título é: Sou feita de retalhos composição de Cris Pizziment (conforme o roteiro anexado no portal).
Foi feita a rodada de apresentação com a seguinte proposta : Diga seu nome e nos conte sobre a história de seu nome. Em seguida feito o “check in” com a pergunta: Como você chega até aqui?
Posterior ao “check in” foram dados recortes de papéis e canetinhas e solicitado que cada membro escrevesse uma qualidade humana/ valor que considerava importante no ambiente de trabalho e feita a rodada para que falassem a repeito disso. Neste momento observou-se que um dos valores/qualidade que mais se apresentou foi o do “respeito”. Entretanto, foram elencados outras qualidades dentre elas: colaboração, proatividade, alegria, acolhimento.
Ocorrida a rodada dos valores foi feita a dos “combinados” tendo como pergunta motivadora: O que podemos combinar para que esse espaço seja seguro e confortável?
Surgiram: sigilo, atenção plena, ouvir sem julgar, pertencimento, acolhimento, objetividade, respeitar as opiniões, empatia, inclusão e igualdade.
Na rodada de contação de história a pergunta motivadora foi: Conte-nos uma situação em que você fez do “limão uma limonada”. Nesta rodada, algumas pessoas se emocionaram ao contar suas histórias de dificuldades e de superação. Falaram dos enfrentamentos na educação “como mãe solo” de seus filhos; sobre a insatisfação com o trabalho que levou a estudar para concurso público; sobre enfrentamento e superação de doença; vulnerabilidade econômica na época da infância e as conquistas posteriores; mudança de local de trabalho e adaptação ao novo local; dificuldades e cuidados com os pais idosos.
Seguiu-se para a pergunta geradora em que se deu com mais uma rodada. A pergunta motivadora: Compartilhe uma experiência no ambiente de trabalho em que estar em equipe fez toda a diferença.
Nessa última rodada sugiram falas significativas a respeito de como os participantes conseguiram realizar atividades dentro da escola em que o trabalho em equipe foi fundamental. Surgiram reconhecimentos concernente ao trabalho que a direção vem desenvolvendo, ressaltaram a pintura da escola que mudou o ambiente. Falaram a respeito de como a escola estava desgastada em sua imagem frente a comunidade e de como, em equipe, eles têm conseguido modificar essa imagem.
Após a rodada descrita acima, foi feita a rodada de “check out”, na qual falaram que estavam saindo daquele círculo, esperançosos, fortalecidos e alegres.
No encerramento foi “a teia de encorajamento” em que uma pessoa contendo o novelo de linha de lã nas mãos escolhia outra pessoa para jogar o novelo e ao mesmo tempo dizia palavras encorajadoras para aquela pessoa.
Assim, foi finalizado o círculo de diálogo.
Muito enriquecedor esse círculo de construção de teia profissional, onde os seus membros sentem a falta de uma integraldade plena para que o trabalho pedagógico flua corretamente. Na escola, em que trabalho, temos esses ruídos pela falta de entrosamento e comunicaçao e, há previsão de um círculo para quebrar esse desentrosamento e fortalecer a comunicão, o diálogo e o compromisso de todos com o trabalho. Parabens a equipe do Círculo